"Enquanto existirem seres, Enquanto existir espaço, Possa eu também permanecer para dissipar toda a dor do Mundo" Shantideva, Séc.VIII
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Lha Ba Düchen
Festival de Outono que celebra a descida de Buda Shakyamuni do Céu Trayastrimsha.
Buda concordou em descer no dia 15 do 9º mês, sendo que actualmente define-se como sendo o 22º do 9º mês.
Fez votos para pagar a gratitude de sua mãe, Mayadevi, por tudo o que ela fez por ele, e passou três meses em Tushita a ensiná-la e a outros deuses e deusas, para que eles também se consigam libertar do estado de sofrimento do Samsara - o ciclo de nascimento, vida e morte.
As circunstâncias, sucederam quando Buda tinha 41 anos, em que participou num debate em Shravasti no qual derrotou todos os seus oponentes, pela manifestação de milagres. Imediatamente - segundo dizem para evitar receber oferendas e presentes e ser tratado como um Deus - desapareceu.
Reapareceu no reino dos 33 deuses, onde deu ensinamentos a seres celestiais, nos quais se incluíam a sua mãe. Um dos seus grandes discípulos, Anuruddha, conseguia vê-lo e assegurou os outros sobre a sua presença. Após três meses, Maudgalayana, outro dos seus grandes discípulos, pediu a Buda que este voltasse à terra.
Acedeu em regressar numa dada semana, por isso no sétimo dia, Indra e Brahma construiram 3 escadas de lapis lazuli, ouro e cristal. A escada tripla ligava o Monte Meru a Samkashya. Na hora marcada ele desceu as escadas, acompanhado por Indra e Brahma, e foi recebido na base.
A lenda diz que essa escada, utilizada por Buda, Indra e Brahma, com o tempo, foi desaparecendo, ficando apenas vestígios que constituíam parte do Templo do Imperador Ashoka. Com o tempo apenas a estrutura subterrânea ficou, mas mesmo isso actualmente deixou de existir.
in www.khandro.net/calendar_special_days.htm
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)